visitantes

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Actividade prática



Estação Meteorologica

Desenvolve-mos esta actividade prática de modo a analizar os diferentes resultados do ozono troposférico durante a realização deste trabalho.  A prática deste trabalho consiste em estabelecer um horario fixo para medir o azono, e nós escolhe-mos o horário da manhã das 10h e 28min às 11h e 28min pelo que era preciso esperar 1hora. O grupo desloca-se às 10 e 20mim para a estação metereológica para colocar 1 fita de medição de ozono ás 10h e 28min e medir a temperatura ambiental a pressão atmosférica. De seguida,
espera-se uma hora e volta-se lá para retirar a fita de ozono e a colocar no medidor de ozono e obetem-se o valor do ozono. Volta-se a medir a temperatura ambiental e a pressão atmosférica de seguida vamos ao site do ENEAS o valor do ozono, a média da pressão atmosférica e média da temperatura ambiental.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que é a atmosfera?

A atmosfera é constituída por gazes e partículas em suspensão que ajudam na protecção contra os raios solares mais, de entre os gazes temos os mais conhecidos como o oxigénio, o ozono, o hélio, o dióxido de carbono, o hidrogénio, entre outros.
A atmosfera esta dividida em 5 camadas que se em ordem de baixo para cima desta forma, a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera.

Camadas Atmosféricas


Camadas da atmosfera
 A nossa Atmosfera é composta por quatro camadas diferentes, a Troposfera, a Estratosfera, Mesosfera e Termosfera. A Troposfera é a partir do solo até 10Km de altura e a sua temperatura desce 7ºC por Km. A Estratosfera vai desde os 11 até aos 50Km de altitude e a temperatura varia entre -60 até -8ºC. A Mesosfera tem uma altitude que vai desde 50Km até aos 85Km e tem uma temperatura de -8 até -90ºC. A Termosfera é a partir dos 85Km de altura até ao espaço exterior e a sua temperatura -90 até aos 60ºC.
A formação do ozono pode realizar-se em duas camadas diferentes, na Troposfera e na Estratosfera, e nestas duas camadas o ozono é formado de maneira diferente.