visitantes

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Relação entre os Valores de Ozono Troposférico e a Temperatura

 A formação do ozono dá-se pela acção da radiação solar sobre determinados produtos químicos (fotoquímicos), para os quais se encontram os seguintes compostos químicos: os óxidos de azoto (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COV). O aumento da temperatura acelera a velocidade de reacção fotoquímica, fazendo assim com que em dias de maior calor a concentração de ozono aumente devido ao aumento da velocidade da sua formação.
Certos tipos de plantas, como os carvalhos, os citrinos, os choupos e praticamente todas as espécies de crescimento rápido agro-florestais que emitem quantidades significativas de COV. Onde a temperatura é mais elevada o aquecimento climático incentiva o crescimento das plantas mais e por consequência os níveis de COV vão aumentar em áreas onde as plantas emitem COV crescem bastante e micróbios do solo também produzem NOx.
O vapor de água também está envolvido na mudança climática. Uma atmosfera mais quente com tem muito mais elevado vapor de água e quanto mais vapor de água houver maior a probabilidade de formação de ozono troposférico. Mas se o céu estiver coberto de nuvens de madrugada isto pode diminuir as taxas de reacção da formação do ozono.

Sem comentários:

Enviar um comentário